top of page
  • Foto do escritorSolida Hospitalar

Endoscopia de Coluna



O que é a Endoscopia de Coluna?


A Endoscopia de Coluna ou Vídeo-cirurgia é uma técnica cirúrgica moderna e minimamente invasiva para o tratamento de hérnias de disco e estenose do canal (estreitamento do canal) que transformou o tratamento cirúrgico da coluna, pois se mostra um método menos traumático, com mínima morbidade e resultados clínicos semelhantes em relação às técnicas tradicionais.


Através de uma pequena incisão (menos de 1 cm), uma câmera com iluminação e instrumentos de alta precisão é levado ao alvo do problema, permitindo a visualização direta via vídeo para ver o problema e as estruturas nervosas em seu interior.


Como é realizada?


Para realizar a Endoscopia de Coluna, o cirurgião insere um tubo fino (cânula) através de uma pequena incisão no local do problema. Imagens de vídeo em um monitor.


O cirurgião pode então usar instrumentos especiais e de alta precisão sob visão direta para remover partes do disco lesionado e fragmentos, descomprimir e descomprimir o nervo e dentro do disco.


Após a remoção, todos os instrumentos são cuidadosamente removidos e a musculatura é devolvida ao seu lugar. Muitos pacientes experimentam alívio imediato dos sintomas logo após o procedimento.


Quais problemas podem ser tratados?


A hérnia de disco lombar, hérnia de disco cervical e alguns casos de estenose podem ser tratados com cirurgia de vídeo na coluna.


Quais as vantagens?


As principais vantagens da endoscopia de coluna são:


  • Redução da incisão na pele (tipicamente 8mm a 1cm)

  • Menos trauma/lesão aos músculos da coluna vertebral com consequente menor sangramento

  • Baixa taxas de lesão de várias estruturas neurológicas e vasos sanguíneos (diminuindo a perda de sangue)

  • Taxa de infecção muito baixa


A endoscopia de coluna também pode ser realizada sob anestesia local/sedação caso a caso, que juntos permitem a recuperação e reabilitação mais precoces do paciente.


Como é o pós operatório?


Após a recuperação da anestesia, o paciente é levado para o quarto do hospital.


A essa altura, ele provavelmente será capaz de se sentar e se levantar suavemente para dar os primeiros passos após a cirurgia.


Ele terá um pequeno curativo no local da incisão. Quando você se sentir seguro, você terá alta para casa com a medicação prescrita.


O período de cicatrização leva cerca de 7-10 dias, durante os quais você precisará retornar ao seu médico para remover os pontos.


Durante este tempo, você deve evitar sobrecarregar a coluna e os movimentos de flexão/rotação da coluna. Evite dirigir por 2 a 4 semanas.


Após a cicatrização da ferida cirúrgica, inicia-se a fisioterapia e o trabalho de reabilitação motora e postural.


As atividades de esforço adicionais serão liberadas após 6 a 8 semanas. Vale lembrar que cada caso deve ser avaliado individualmente e em consulta com a equipe médica.


Entre em contato


Se você está precisando de produtos para este tipo de procedimento entre em contato conosco através dos e-mails:


distribuidores@solidahospitalar.com.br

pedidos@solidahospitalar.com.br


Ou ligue diretamente para nossa central:


Telefone: +55 21 3786-2430

Comments


bottom of page